Seguidores

terça-feira, 18 de abril de 2023

Òṣà Ògìnyán - 15 Informαções sobre Bαbα Igí Opè Íwìn


 💙🤍🕊️ Òṣà Ògìnyán - 15 Informαções sobre Bαbα Igí Opè Íwìn 🕊️🤍💙

1. Akinjole fundou Ejigbo e foi o primeiro Elejigbo. Akinjole era um nobre, príncipe descendente carnal de Òduduwá (o progenitor de todo o povo Yoruba).

2. O pai de Akinjole chamava-se Ogiriniyán. Apesar de ser descendente carnal de Òduduwá, Ogiriniyán cultuava Orisa Obàtálá, o deus supremo da criação para os Yoruba.

3. O assentamento de Obàtálá cultuado por Ogiriniyán terminou sendo chamado de "Orisa Ogiriniyán". Ao longo do tempo, esse nome foi abreviado simplesmente para OGIYAN. O título de "Ogiyan", que todo e qualquer Rei de Ejigbo (Elejigbo) carrega, deriva exatamente do nome do Orisa.

4. Durante a vida de Ogiriniyán, era Akinjole quem ajudava a cultuar Orisa de Ogiriniyán.

Depois da morte do pai, tornou-se o herdeiro do assentamento primordial.

5. Akinjole e Oranmiyan eram companheiros nas guerras de expansão do Império Yoruba antigo. Orisa Ogiyan e Orisa Sango são inseparáveis.

6. Orisa Ogiyan é um Obàtálá de guerra. Por isso, é conhecido também como o Senhor da Guerra (Olorogun). Para acalmar esse guerreiro violento e cruel (o mais cruel dos Orisa), Akinjole usava EPO PUPA (dendê), elemento apaziguador. Até hoje segue-se essa tradição em Ejigbo.

7. Chama-se Orisa Ogiyan apenas o Obàtálá específico da família Ogiriniyán, que saiu de Ile-Ife nos braços de Akinjole.

Ogiyan foi forjado e alimentado na guerra. Nunca mais voltou para Ile-Ifé e criou seu próprio reino em Ejigbo, Osun State, Nigéria.

8. A tradição de Ogiyan em Ejigbo é viva. Os sacerdotes de Ogiyan e o Elejigbo preservam o verdadeiro conhecimento ancestral sobre Orisa Ogiriniyán.

O grande Festival Anual de Ogiyan acontece todo mês de setembro, com celebrações e ritos ancestrais por todo o reino.

10 - Dizem que ele não decepa cabeças, como faz Ògún, que corta na horizontal. Cortando na vertical, ele rasga os inimigos em dois, sendo violento e cruel.

11 - Representa a riqueza e é considerado o Orixá mais violento, até mesmo mais violento que Exu.

Usa escudo, espada e carrega na mão um pilão. Mata e assopra, para ter certeza que matou.

12 - em Ejigbo que o branco é obrigatório para Ogiyan. Os sacerdotes desse Orisa quase sempre usam branco ou cores claras. A família real não está obrigada a usar apenas o branco durante os rituais. Contudo, em certos momentos (a depender dos ambientes em que vão adentrar) precisam usar branco também.

Ogiyan é a tensão produtiva entre a paz e as atrocidades da guerra. Ogiyan é o branco do inhame pilado com a marca do epo pupa. Ogiyan é o Orisa que veste branco para ir à batalha sangrenta. A simplificação de Ogiyan a apenas um desses extremos não conseguiria capturar a imensa força desse Orisa.

13 - Akinjole e Oranmiyan eram companheiros inseparáveis nas guerras. O primeiro tornar-se-ia o fundador de Ejigbo (portanto, o primeiro Elejigbo das terras de Ogiyan). O segundo, o fundador de Oyo (portanto, o primeiro Alaafin das terras de Sango). Juntos, Ogiyan e Sango venceram muitas batalhas sangrentas, conquistaram muitos territórios e fundaram muitas cidades. Chegaram até onde, atualmente, encontra-se o Benin. Depois, começaram a trilhar o longo caminho de volta para casa.

14 - Akinjole é sabido que teve 3 mulheres importantes em sua vida

Osun: a primeira e de Ogiyan (Osogbo localiza-se a apenas 35 km de Ejigbo);

- Oya: a segunda de Ogiyan (em Oriki registrado em Ejigbo, compara-se a velocidade de Oya com a de Ogiyan);

-Obalufon: a terceira de Ogiyan era de Ifon (atendia pelo nome de Efunkemi);

15 - Há diferenças nos cultos de Ogiyan e Obàtálá

Àbọ́rú Oboye Obòṣìṣẹ́

Aul àṣẹ

Àṣẹ irẹ

Olorun bukun fun yin

Beba sua água

Lava suas guias

Veste seu branco

E vem na luta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques

Feijoada das YÁS - 18 de janeiro de 2025

 

Postagens Mais Vistas