Seguidores

terça-feira, 23 de agosto de 2022

E SEM EXÚ?. ....COMO SERIA?

KÒ SÍ ÈṢÙ, KÒ SÍ ÒNÀ RERE 
(Sem Èṣù, sem caminhos de boa sorte... caminhos atravancados que dão sabe se lá onde e quando dão em algum lugar);

KÒ SÍ ÈṢÙ, KÒ SÍ ORÒ
(Sem Èṣù, sem ritual... as oferendas não são entregues, os rituais são sem efeitos, corta-se a comunicação Ọ̀run-Àiyé);

KÒ SÍ ÈṢÙ, KÒ SÍ ÀWÚRÉ 
(Sem Èṣù, sem bênção... pois como elas se comunicariam conosco com Èsù impedindo-a!);

KÒ SÍ ÈṢÙ, KÒ SÍ ÌṢẸGUN 
(Sem Èṣù, sem vitória... quem poderia transformar as derrotas em vitórias, quem poderia mudar a nosso favor? Èṣù!);

KÒ SÍ ÈṢÙ, KÒ SÍ ÌLỌSÍWÁJÚ 
(Sem Èṣù, sem progresso... Estagnação, tudo parado... Nada anda... Sem movimento para frente! Mas quando Èsù dá um simples toque tudo anda..!!!

KÒ SÍ ÈṢÙ, KÒ SÍ OWÓ 
(Sem Èṣù, sem dinheiro... aquele que manda no fluxo do mercado, na movimentação de clientes e mercadoria, nas trocas do dinheiro pelo produto/serviço.)

KÒ SÍ ÈṢÙ, KÒ SÍ ÀLÀÁFÍÀ 
(Sem Èṣù, não há paz... Não, ele não é òrìṣà da discórdia, da guerra ou violento, mas e o quanto ele segura para que você possa ter um sono tranquilo? Quantos inimigos ele não tira do caminho para o seu bom caminhar?);

KÒ SÍ ÈṢÙ, KÒ SÍ ÌWÒNTÚNWÓNSÌ
( Sem Èṣù, sem equilíbrio... Èṣù é a pena que na balança iguala ao elefante, desde que o ẹbọ seja feito, você esteja na devida razão, desde que sua causa seja justa. 
Èṣù tudo poem no lugar, faz do erro acerto, faz da guerra a paz, faz dos tropeços um belo caminhar!)

EPÁ ÈṢÙ... LAROYÊ!!!
#Filhodovento #destinado #a #todos #a #intenção #de #levar #e #trazer #o #conhecimento #do #culto #aos #Orixás

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

ORI BIBO/OFERTA À NOSSA CABEÇA.

PROPITAÇÃO DE CABEÇA.

Nossa Cabeça (ORI) é a maior de todas as Deidades que devem ser oferecidas os sacrifícios certos ou Propitação porque se todas as Deidades falharam em prestar ajuda em tempos de necessidade, nossa Cabeça nunca poderá nos abandonar porque é o Espírito que Olodumare (Deus) criou com nós do céu.

Percebemos que muitas pessoas não conhecem o benefício da Propitação na Cabeça, então esta é a principal razão pela qual decidi escrever e explicar algumas coisas que precisamos saber sobre este tema. É uma benção ser agraciado com um Bom Orí.
Uma oportunidade rara, acessada por poucos. Um verso em Òsá Méjì dá credibilidade a isso, dizendo que poucos privilegiados insignificantes escolheram um Bom Orí da fonte primitiva.

Nem todo Orí é Bom. Assim como as frutas, existem muitas frutas verdes e em decomposição. Esses Yorùbá's acreditavam, vieram ao mundo para servir propositalmente aquele com um Bom Orí.

É aqui que entra o Ọ̀rúnmìlà. Ele foi enviado para ajudar alguns de nós com capacidades deficientes a reprocessar, reembalar e renomear nosso Orí para garantir sua vendabilidade no espaço cósmico.

Para aquelas pessoas como eu, que sabem que não escolhemos um Bom Orí do Céu, coloquemos nosso consolo em Ọ̀rúnmìlà.
Ele possui o poder absoluto de mudar as coisas a nosso favor.

E para aqueles cujos Orís já são abençoados, nos alegramos com eles. No entanto, todos nos encontraremos no topo, onde o afortunado se reclina. Pois Ọ̀rúnmìlà nosso ajudante, transformou nosso próprio Orí também, em um Abençoado e Próspero.
                    
                         ORI/CHEFE.
Ori, que significa literalmente (Cabeça), refere-se à intuição e ao destino espiritual de alguém. É a centelha reflexiva da consciência humana embutida na essência humana e, portanto, muitas vezes é personificada como um Orixá por direito próprio. Acredita-se pela religião iorubá que os seres humanos são capazes de se curar tanto espiritualmente quanto fisicamente trabalhando com os Orixás para alcançar um caráter equilibrado ou Iwa-Pele.

Quando se tem um caráter equilibrado, obtém-se um alinhamento com o próprio Ori ou eu Divino. Acredita-se também que Ori seja cultuado como Orixá. Quando as coisas não vão bem, Ori deve ser consultado. E para acertar as coisas, Ori deveria ser apaziguado. Isso porque tudo o que alguém se torna ou o que quer que aconteça em sua vida é como destinado por Ori,
         
COM QUE FREQUÊNCIA EU FAÇO.
A Propitação da Cabeça pode ser feita a cada mês, a cada três meses, a cada seis meses ou a cada ano, dependendo de sua capacidade. Mas, é melhor se você puder fazê-lo todos os meses.
    
Eu oro para que nosso Ori (Cabeça) sempre nos traga Bênçãos e sempre nos apoie nos momentos difíceis e sempre celebre os bons momentos conosco Ase Edumare.

Àtete d'áyé
Kò kan t’ẹ̀gbọ́n
Ẹni Orí bá san
Níí jẹ́ baba
Da diversão Ogunda
Tí ńlọ rèé bo'rí
Ogbè mọ́lẹ̀
Ẹbọ ni awo pé
Kíówáṣe
Ǹjẹ́ mo gbe dé ò
Ori eu vou
émi ti gbé
Orí ọlà mi
Wọlé deu

Ser o primeiro a nascer
Não garante o presbitério
Aquele que Orí favorece
Naturalmente se torna o pai
Declaração de Ifa para Ogunda
quem iria crescer
Para ofuscar Ogbe
Ele foi perguntado
Para oferecer sacrifício
Eis que eu trouxe
Um Orí abençoado
eu trago
Meu próspero Orí

Orí desempenha um papel importante e fundamental na etimologia Yorùbá. É a essência de um ser. A caixa proverbial que abrigava One's Destiny por todo o cosmos.

Obrigado por ler.

Babalawo Ifagbemi Odusanya Care's.

Àbóyé Àbósísé.

MAIS UM TEXTO NOS MOSTRANDO A NECESSIDADE DE CULTUAR ORÍ. SEMPRE QUE FOR PRECISO , NÃO EXISTE DATA PARA DAR DE COMER A ORÍ. 
É IMPORTANTE REVERENCIAR ORÍ SEMPRE !!!!!

Destaques

Feijoada das YÁS - 18 de janeiro de 2025

 

Postagens Mais Vistas